Um relacionamento abusivo acontece entre duas pessoas que se relacionam, onde uma ocupa a posição de um suposto poder. Neste lugar, a pessoa abusadora pratica violência contra a vítima, e essa violência pode ser: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
Quem sofre com o relacionamento, adoece. Com isso, a pessoa não acredita mais em si mesma e acredita não ser capaz de viver sem o outro. Não enxerga, muitas vezes, que este relacionamento a fere. Se sente culpado o tempo inteiro, por estar desagradando o outro. Por isso, é tão difícil de sair de um relacionamento desse tipo.
O relacionamento abusivo também acontece nas relações familiares, nas amizades e no ambiente de trabalho.
O tratamento psicológico pode ajudar a vítima a enxergar o que ela não está vendo, fazendo com que a mesma se dê conta de que não precisa estar nesta relação. A partir da fala, a vítima começa a se escutar e a elaborar todas essas questões que são tão difíceis de perceber sozinha. Entende também o que a fez entrar em uma relação assim, e o que ainda a faz permanecer ali, com isso, ela passa a ficar atenta para não entrar em novas relações do mesmo formato.
Consultório